Queda de cabelo: entenda o porquê da sua queda capilar.

Queda de cabelo: entenda o porquê da sua queda capilar.

Fevereiro 21, 2022 0 Por admin

“Por que o meu cabelo cai tanto?” é uma pergunta feita constantemente pelas pessoas e principalmente pelas mulheres, é fato que se você possui uma grande quantidade de queda é porque a saúde do seu couro capilar não está das melhores. E para saber como resolver estas situações é preciso ter em mente o que acontece para que ocorra essa queda, qual é o processo.

O cabelo é um dos principais elementos quando se pensa em beleza, estética e autoestima. É fato que os fios de cabelo caem naturalmente, pois esse é o ciclo capilar e é sobre isso que vamos tratar.

Este fluxo consiste em 3 fases a anágena, a catágena e a telógena, exatamente nessa ordem:

Anágena: Ela é a primeira fase do ciclo, é a qual as células mortas do bulbo capilar são empurradas para a fora, nesse sentido é o momento em que o cabelo está em crescimento. O cabelo cresce aproximadamente 1 cm por mês e pode permanecer nesta fase ativa de crescimento entre três e seis anos. As pessoas que alegam que seus cabelos crescem pouco é porque sua fase Anágena tem um ciclo menor.

Catágena: É a segunda fase, os fios entram em repouso e param de crescer logo estão se preparando para descansar do processo Anágena e eventualmente cair, o cabelo ainda continua no couro capilar, ele só não terá mais o processo de crescimento.

Telógena: É a terceira e última fase, neste momento a fase de repouso (catágena) chega ao fim, o cabelo é liberado e cai do folículo piloso, após esse processo ele recomeça o ciclo e volta para a fase da Anágena.

Esses processos são comuns e naturais, o corpo humano trabalha para que este ciclo seja feito sem que a queda de cabelo seja excessiva e consiga ser na mesma velocidade que o crescimento, porém quando os fios de cabelo estão danificados este desenvolvimento é interrompido e a queda capilar se torna mais evidente.  

Por: Matheus Neves